Posted by IN / 0 responses

Campanhas eleitorais gastaram 5 bilhões de reais em 2014

29 dezembro 2014
Horário eleitoral exibido na hora do almoço em um restaurante na Zona Norte de São Paulo (Leonardo Benassato/Futura Press)

A campanha eleitoral deste ano apresentou um custo total de 5,1 bilhões de reais, segundo levantamento feito nas despesas declaradas ao Tribunal Superior Eleitoral. Em 2014, este foi o total gasto da campanha de todos os candidatos a deputado, senador, governador e presidente. Se comparado com o financiamento eleitoral total calculado pela ONG Transparência Brasil desde 2002, trata-se do maior valor da série já corrigido pela inflação. Naquele ano, foram gastos 792 milhões de reais.

Com os 5,1 bilhões de reais gastos nas campanhas é possível, por exemplo, construir uma nova linha de metrô, levantar mais de vinte novos hospitais e pagar quatro meses de Bolsa Família para todos os brasileiros que recebem o benefício.

Apesar de a eleição deste ano ser a mais cara da história da democracia brasileira, a desaceleração da economia parece também ter atingido o cofre das campanhas. O custo total da eleição de 2014 foi só 11% maior do que em 2012 – é o menor aumento registrado nessa série histórica até agora.

Como a maior parte das doações vem de empresas, a tendência é de que o valor caia ainda mais na próxima eleição, caso o Supremo Tribunal Federal conclua o julgamento de uma ação que pede a proibição das contribuições de pessoas jurídicas. Já há votos suficientes para vedar esse tipo de doação, mas o ministro Gilmar Mendes pediu vista do processo e não há prazo para que ele seja devolvido para que o plenário conclua a votação.

Campeões – Os dois partidos que declararam maiores gastos nessa campanha foram PT e PSDB, como já era esperado. Os dois disputaram o 2º turno presidencial e estão entre as siglas que mais elegeram deputados federais no país. Ambos registraram gastos, sozinhos, que superaram a marca de 1 bilhão de reais – 1,121 bilhão de reais pelo PT e 1,038 bilhão de reais pelo PSDB. É quase o que custou toda a eleição de dez anos atrás, para se ter uma ideia do crescimento dos gastos de campanha.

Todos os 28 partidos que conseguiram eleger ao menos um deputado federal gastaram mais de 10 milhões de reais. O partido que gastou menos foi o PSOL, que declarou despesas de 12 milhões de reais.

Fonte: http://veja.abril.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>